Publicidade para dentistas e médicos na internet - como divulgar

Invista na publicidade para dentistas e médicos na internet. Com anúncios Google Adwords, sua clínica aparece aos usuários. Atraia mais pacientes.

A internet é o melhor meio para divulgar clínicas médicas e odontológicas, e muito mais eficaz do que qualquer outro meio de comunicação. Não é loucura nem invenção. Algumas questões surgem quando empresários relatam que a taxa de conversão em anúncios na internet, principalmente no Google Adwords, é muito maior do que publicidades vinculadas em rádios, TV e mídias impressas.

Google Adwords é publicidade para dentistas e médicos na internet

Anunciar no Google é ter visibilidade 24 horas por dia

O grande diferencial de anunciar no Google é a capacidade de exibir anúncios de sua clínica para as pessoas certas no momento adequado. Entenda só.

Anunciar em uma página de saúde em jornal impresso com mais de 500 mil tiragens mensais parece ser um bom negócio, mas como você acompanha a taxa de conversão desses anúncios? Isto é, quantas pessoas realmente procuraram sua clínica odontológica ou médica por meio do anúncio impresso? É muito difícil mensurar.

Geralmente apenas 5% dos leitores observam e analisam o conteúdo do anúncio. Desse montante, apenas 1% (geralmente menos do que isso) entram em contato com o anunciante. Em números, dos 500 mil leitores que receberam o jornal, apenas 5 mil vão observar atentamente o anúncios, e desse total apenas 50 terão interesse definitivo. Esse número tão baixo é ocasionado pelo fato do anúncio "aparecer" na maioria das vezes no momento de desinteresse do usuário.

Trata-se de anúncio invasivo. Quer entender? Imagine assistindo na TV ou ouvindo no rádio aquele programa preferido e surge o intervalo comercial ou até mesmo chamadas publicitárias no meio do programa. Ah, isso é muito chato e boa parte do público se incomoda e a mensagem publicitária muitas vezes "entra em um ouvido e sai pelo outro".

Já com o Adwords é possível atingir uma audiência qualificada. Estima-se que a taxa de conversão pode variar entre 3 à 5 %, margem considerada alta na internet brasileira. E todas as conversões e ações dos usuários podem ser acompanhadas pelas ferramentas métricas. Há controle de tudo, o que possibilita observar o que está certo ou errado nas campanhas.

Dados métricos para palavra-chave clínica dentária

A exemplo dos dados acima, em média, só na cidade de São Paulo há aproximadamente 1.300 pesquisas mensais acionadas no Google com o termo "clínica dentária". As campanhas podem ser segmentadas para uma localidade.

Ao contrário das publicidades em rádio, TV e mídias impressas, seus anúncios são exibidos exatamente para quem procura sua clínica e no momento ideal. Por isso tanta assertividade.

Entenda como publicidade online para médicos e dentistas atraem futuros pacientes

O Google Adwords trabalha com leilão de palavras-chave e o anunciante paga por clique. O valor de investimento por clique depende de diversos fatores, como competitividade, horários, e principalmente o índice de qualidade (IQ). Sobre isso vamos ver mais adiante.

As melhores campanhas que conseguem originar mais conversões com o mínimo de investimento são gerenciadas por profissionais capacitados e certificados pelo Google, pois estudam e trabalham com isso o dia todo. Para sentir resultado, as campanhas precisam ser gerenciadas diariamente.

Onde os anúncios serão exibidos?


Modelo de resultado Google

A região cor rosa é patrocinada, são exibidos os anúncios gerenciados pelo Adwords. A parte azul é orgânica, sites são classificados de acordo com a relevância e qualidade. Bons resultados podem ser sentidos com projetos de SEO.


Estrutura de uma campanha Adwords

Abaixo há uma simulação.

Modelo de estrutura de campanha do Adwords para clínica dentária

Na simulação acima, encontram-se os seguintes itens:
  • Conta: é gerenciada sempre por uma conta Google.
  • Campanha: reúne os grupos de anúncios. Nesse nível é possível destinar anúncios para uma localização, dispositivo móvel, entre outros.
  • Grupos de anúncios: para cada serviço é adequado criar um grupo com suas respectivas palavras-chave e conteúdos dos anúncios. Nesse nível são adicionadas as palavras-chave que vão acionar os anúncios.
  • Anúncios: aí produz os títulos, textos, páginas de destinos e outras informações.

O gerenciamento diário se faz necessário para acompanhar quais palavras-chave dão mais resultados, em quais dias e horários, a necessidade ou não de aumentar o valor por clique, melhorar os índices de qualidade para assim conseguir bons posicionamentos gastando menos.

Índice de qualidade (IQ) - profissionais capacitados


O analista de Adwords avalia a qualidade das palavras-chave escolhidas, os textos publicitários e vários detalhes técnicos e de conteúdos das páginas de destino, isto é, as páginas que os usuários são direcionados. Quanto maior o índice de qualidade, menor a necessidade de aumentar o valor de investimento no leilão das palavras-chave.

O IQ é obtido principalmente pelos seguintes fatores:

Fatores dos índices de qualidade no Adwords


  • Qualidade do site: precisa ser rápido, layout agradável, conteúdo de alta qualidade, sendo bem informativo e funcional.
  • CTR: número de acessos / número de impressões. Ter 100 acessos para 500 impressões é muito melhor do que 1 acesso para as mesmas 500 impressões no Google.
  • Investimento: nem sempre aumentar valor por clique é a solução. É necessário ver caso a caso.
  • Estrutura da conta: organizar tudo é importante para o Google.


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