O que é Inbound Marketing para médicos e dentistas

Saiba o que é Inbound Marketing para médicos e dentistas. É marketing de atração de pacientes para clínicas e consultórios, com mais resultados. Entenda.

Vou começar explicando o sentido de Inbound Marketing e principalmente como essa estratégia é perfeita para engajar novos pacientes com menor custo.

Modelo de estratégia do Inbound Marketing
Imagem: Resultados Digitais


Imagine você assistindo aquele telejornal preferido e como fizeram uma chamada legal, sabe que passará uma notícia de seu interesse. Mas antes, eis que surge uma propaganda para atrapalhar e atrasar a exibição do conteúdo que tanto aguarda.

Imagine ouvir um programa de rádio e no meio da transmissão, lá está aquelas propagandas infernais. Com a internet, as pessoas estão cada vez mais perdendo a paciência para esse tipo de publicidade invasiva.

O que é Inbound Marketing


Também é conhecido como marketing de atração. Tem como objetivo atrair usuários por meio de conteúdos de alta qualidade. Só atrair não basta. Cada visita precisa se tornar o que chamamos de lead, isto é, os usuários deixam alguma forma de contato e outras informações valiosas ao solicitarem para baixar algum material, assinar canal de notícias e informativos, entre outros. Com esses dados em mãos, a sua clínica conseguirá enviar mais e mais conteúdos de alto valor, preparando os usuários para efetivamente confiarem e se tornarem pacientes.

O processo é complexo, porém, a taxa de conversão é muito maior por que você atraiu a atenção das pessoas pelo seu conteúdo e autoridade, no momento de interesse de cada pessoa. Se tivesse gasto com publicidade convencional, como TV, rádio e mídia impressa, o seu anúncio seria invasivo e a taxa de conversão e interesse seria muito menor.


Entenda o processo do Inbound Marketing


Processo e metodologia do Inbound Marketing

  1. Atrair: sua clínica deve ter canais de alta qualidade para atrair os usuários. Também são necessárias estratégias de divulgação dos conteúdos, não dos serviços ou produtos porque as pessoas procuram primeiro informações, lembre-se disso. Produzimos conteúdos de alto valor no blog, nas redes sociais, infográficos, planilhas, e-books, artigos noticiosos, entre outros. Mas de nada adianta produzir tais conteúdos se ninguém encontrar. Aí entra o processo de SEO (posicionamento orgânico nos buscadores, como Google), Adwords (anúncios no Google), gestão em redes sociais. Assim você atrai as pessoas.
  2. Converter: Conteúdo bom e na publicidade online está atraindo um monte de gente. Legal, mas nada adianta usuários entrarem e saírem sem deixar informações. Agora entra o processo de oferecer conteúdo informativo e em troca os usuários deixam e-mails, nomes, e outros dados. Imagine que sua clínica ofereça um e-book ou vídeo que explica como identificar aparente cárie. Uau, as pessoas podem gostar disso e estarão dispostas a se cadastrarem para receber esse material gratuito.
  3. Engajar: processo que mantém a comunicação com os usuários. São oferecidos mais conteúdos e assim os usuários são nutridos até se tornarem pacientes ou estarem preparados para o processo de venda direta.
  4. Encantar: não é por que se tornou paciente que deverá ser esquecido. É importante manter o envio de materiais de alto valor para quem já é paciente. Assim, ele procurará sua clínica quando necessitar, sem dar chances de procurar outro profissional médico ou odontológico.


Marketing para médicos e dentistas na era digital


Há muitas discussões sobre a comunicação integrada de marketing, nada mais é que integração entre os setores de comunicação com objetivos e metas unificadas. Antes, era comum ter estratégias e orçamentos separados entre mídias, como TV, rádio, entre outros. Como o consumidor se tornou mais exigente, ganhou voz, podendo ele pesquisar muitas informações antes de uma tomada de decisão, qualquer empresa (clínicas se aplicam) deve trabalhar com a imagem, criar e se tornar uma autoridade no segmento. Para isso, é fundamental ter estratégia integrada de marketing, unificando orçamentos publicitários e estratégias entre todos os departamentos de comunicação e marketing com as vendas.

No âmbito digital, o Inbound Marketing é a solução ideal, pois agrupa todos os setores do marketing digital, como SEO, links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, para geração de conteúdo de alto valor, ressaltando que todas as estratégias têm como objetivos atrair pessoas qualificadas, converter em contatos e clientes. Tudo fica mais fácil, barato e com muito mais conversão.

Entendeu o que é Inbound Marketing e como essa estratégia é muito mais eficaz para atrair futuros pacientes para sua clínica médica ou odontológica?

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