Marketing odontológico ou marketing em odontologia online

Com o marketing odontológico ou marketing em odontologia, você consegue atrair novos pacientes todos os dias por meio da internet. Saiba mais.

Mais de 80% dos usuários pesquisam serviços no Google

Assim como todas as áreas da medicina, as pessoas que precisam de ajuda odontológica recorrem ao Google e outros buscadores para encontrarem as clínicas e consultórios mais próximos.

As clínicas ou consultórios que investem no marketing em odontologia online e conquistam primeiras posições no Google conseguem contatos e agendamentos de consultas diariamente, porque os resultados de pesquisas na internet são as listas amarelas do passado - jornalista Paulo Sebin, especializado em marketing de busca.

Os pacientes escolhem profissionais dentistas pelos seguintes fatores:


  1. Os primeiros colocados nos resultados de pesquisas: mais da metade dos internautas não passa da 2º página de resultados de pesquisas do Google, por exemplo. Obviamente que o site da clínica precisa estar nas primeiras posições para ter alta competitividade. SEO (otimização de site para mecanismo de pesquisa) e investimentos em Adwords (anúncios patrocinados no Google e blogs parceiros) são fundamentais para conseguir resultados. Sobre isso, mais detalhes abaixo.
  2. Avaliações são determinantes: os usuários estão exigentes e o fato de acessar o site da clínica não garante engajamentos e conversões, ou seja, agendarão consultas. Os usuários pesquisam muito avaliações públicas dos dentistas envolvidos, preços, artigos, vídeos, entre outras informações. Aí entra a importância na geração de conteúdos importantes como uma das estratégias do marketing digital para conseguir autoridade na internet.
  3. Usuários gostam de conteúdos, não vendas: com o processo de Inbound Marketing, o site da clínica alimenta os usuários com conteúdos de alta qualidade, como artigos, e-books, infográficos, vídeos, entre outros. Em troca, para ter acesso a esse conteúdo os usuários deixam seus contatos. Com essas informações, a empresa alimenta-os com conteúdos educativos, solucionando problemas até obter a qualidade necessária para se apresentar como a clínica ideal para soluções odontológicas.


Marketing odontológico com SEO


Milhares de pessoas pesquisam clínicas odontológicas na internet

SEO siginfica Search Engine Optimization, que tem como objetivo conseguir as melhores posições nos resultados de pesquisas do Google de acordo com as palavras-chave do segmento e localização da empresa. Para conseguir esses resultados, são aplicadas técnicas dentro do site da clínica, como melhorias de códigos HTML, estruturação, arquitetura de navegação e informações, melhorias de arquivos do site, otimização de imagens, melhorias dos conteúdos e segmentações de palavras-chave. Muito além, são produzidos e divulgados conteúdos em diversos canais da internet. Cada canal que cria link para o site da clínica é um fator a mais para obter a relevância necessária para conseguir melhores posições nos resultados de pesquisas.



Marketing odontológico com Adwords

Publicidade no Google é ótima estratégia de marketing odontológico

Os resultados de pesquisas do Google são divididos entre orgânicos e patrocinados. Certamente é um dos melhores investimentos no marketing em odontologia por que os anúncios da sua clínica aparecem para as pessoas certas, pois procuram as soluções da sua empresa no momento correto. Não é uma publicidade invasiva, pelo contrário, é exibida no momento de interesse dos usuários. O anunciante paga por clique.

Agências ou profissionais certificados (passam por provas do Google) são capazes de gerenciar campanhas focadas em conversões. Os anúncios são estruturados em campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave, conteúdos dos anúncios e páginas de destinos. Gerenciadas diariamente, o objetivo é conseguir o menor investimento possível com maiores conversões.



Inbound marketing odontológico

Inbound marketing em odontologia é mais assertivo

É um recurso interessante. Propagandas em TV, rádio, revistas, jornais impressos, entre outros, são invasivas e muitas vezes não têm efeitos ao consumidor porque os anúncios aparecem em momentos inoportunos. Rompe o consumo de conteúdos. Você gosta de ter uma publicidade no meio de um programa de TV ou rádio que acompanha? Pois bem, mais de 95% das pessoas detestam isso.

O Inbound Marketing oferece conteúdos relacionados ao seu negócio no momento de interesse dos usuários. Ocorre mais ou menos da seguinte forma:

  1. Cria-se conteúdos de qualidade, como artigos em blogs da empresa, vídeos, seminários online (ao vivo ou gravado), infográficos, podcasts, e-books, entre outros.
  2. Divulga-se esses conteúdos para atrair possíveis pacientes, com SEO (acessos orgânicos), Adwords, conteúdos patrocinados nas redes sociais, como as publicidades do Facebook Ads.
  3. Geração de Leads: atrair visitantes não adianta. É necessário manter contatos com eles. Simples. Para ter acesso a determinados conteúdos, os usuários deixam e-mail, nome e outras informações se convir. Com isso, cria-se uma rede de contatos para sempre alimentá-los com conteúdos de forma estratégica e com análises de rendimento.
  4. Venda mais assertiva: se as análises apontarem que determinado grupo de contatos está pronto para marcar uma consulta, por exemplo, chega a hora do departamento comercial entrar em contato.

Esse tipo de marketing na odontologia e outros segmentos quaisquer tem custo reduzido e retorno muito maior.



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