quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Marketing digital para psicólogos é possível

Apresento nesse artigo estratégias básicas de marketing digital para psicólogos aumentarem agendamento de consultas. Sim, é possível.

Ilustração de marketing digital para psicólogos - sala de consulta

Até o início da década de 1990, era muito difícil divulgar soluções de psicologia para o público, pois só havia a mídia tradicional, com TV, rádio e impressos, e naquela época o marketing invasivo era mais comum por que era aceito. Hoje, com a internet, as pessoas pesquisam muito sobre tudo, incluindo reputações e conteúdos sobre saúde, antes de decidir a procura por um médico especialista.

Não é preciso nem dizer que o Google é o buscador mais usado no mundo. Mais de 90% dos usuários brasileiros procuram por serviços no buscador. E boa parte também sempre procura clínicas e médicos, sempre pesquisando muito a respeito.

Na correria do dia a dia está cada vez mais comum as pessoas precisarem de auxílio de um psicólogo. O mais interessante é que as pessoas identificam essa necessidade exatamente por meio de conteúdo de qualidade, que descreva situações, problemas, dicas, entre outros. Na área médica, é fundamental com pelo menos o básico do Inbound Marketing. Isto é, publicar artigos para alcançar o público certo, atrai-los pela sua autoridade demonstrada com conteúdo gratuito.

Etapas do marketing digital para psicólogos


Como profissional, você ou sua clínica precisa ter um bom site, que contemple todas as boas práticas de otimização, responsivo para dispositivos móveis, código HTML limpo, estrutura de navegação adequada, entre outros.

Claro, um blog. É nele que você publicará os artigos de qualidade que sejam esclarecedores e que tentam ao menos solucionar os problemas dos usuários. São eles que vão atrair potenciais pacientes. Mas publicar por publicar não adianta. As pessoas precisam encontrar o seu conteúdo. Há três maneiras mais importantes para esse objetivo.

Três pilares mais importantes para atrair pacientes


SEO - Otimização de sites para psicólogos


É metodologia que melhora todo o site, o conteúdo e constrói a relevância na internet. Tem como objetivo fazer com que o algoritmo do Google classifique bem as páginas do seu site para as principais palavras-chave. Quando alguém digitar um problema no Google, as páginas do site precisa aparecer ao menos na primeira página de pesquisa.



Links patrocinados - Google Adwords


Maneira mais rápida de aparecer nos resultados de pesquisa. Fundamental importância que profissionais qualificados gerenciem as campanhas de Adwords para que pague o mínimo possível pelo lance por clique. Pode promover as soluções de psicologia ou os artigos para atrair usuários e torna-los leads.



Redes Sociais


Se os conteúdos forem administrados por especialistas, as redes sociais são canais incríveis para manter relacionamentos com potenciais pacientes. Não se deve usar como anúncio de serviço, mas para se posicionar como um líder no segmento por meio de conteúdo estratégico de qualidade.

Converter usuário em contato ou paciente


Digamos que os conteúdos estão gerando centenas ou milhares de acessos, mas de nada adianta se as pessoas não entrarem em contato. Por isso entra a etapa de conversão.

Para cumprir esse objetivo, é preciso criar chamadas para convidar as pessoas a baixarem mais materiais, tendo que deixar informações básicas, como e-mail e telefone. Oferta de conteúdo gratuito em troca de contato. As pessoas passam a serem nutridas de conteúdo até filtragem de quem pode ser paciente. No final, certamente, mais consultas são agendadas.

Marketing digital para psicologia é possível, dá certo e traz muitos resultados na cidade que atua.
Jornalista Paulo Augusto Sebin

Paulo Augusto Sebin

Editor responsável

Jornalista especializado em marketing de busca e marketing digital. Atuou em assessoria de imprensa e mídias impressas.

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