terça-feira, 24 de maio de 2016

Marketing para farmácia no ambiente digital

Entenda como o marketing digital para farmácia aumenta cartela de clientes, tendo sua empresa um site ou não. Leia o artigo.

Ilustração sobre o marketing para farmácia no ambiente digital

O que você encontrará nesse artigo

  1. Marketing digital para sua farmácia
  2. Crie site moderno
  3. Otimize sua empresa nos resultados Google sem ter site


Logicamente que farmácias online, ou seja, lojas virtuais do segmento farmacêutico precisam investir em marketing digital, pois precisa de visibilidade nos mecanismos de pesquisas e redes sociais, além de atrair usuários qualificados.

Mas será que farmácias locais, isto é, ponto de estabelecimento fixo na cidade precisa investir em marketing digital? Incrivelmente, a resposta é sim!

Marketing para farmácia atrai novos clientes


Até aproximadamente o ano 2000, as pessoas procuravam telefones e endereços de estabelecimentos comerciais, clínicas, lojas, entre outros, na antiga lista telefônica, aquela conhecida em diversas regiões do país como listas amarelas. Bem, aí veio Google, a internet se popularizou, o número de brasileiros conectados não para de subir, e o resultado: todo mundo procura no Google informações e locais, incluindo as farmácias da cidade onde o usuário está localizado.

Se as informações da sua farmácia aparecem nas primeiras posições dos resultados para as palavras-chave mais relevantes, ótimo, certamente novos clientes surgem todos os dias. Caso contrário, lamento informar, mas sua empresa está perdendo dinheiro.



Um breve resumo sobre estratégias de marketing para farmácias:

Crie um site moderno e amigável para otimização (SEO – otimização de site para mecanismo de busca)


A sua farmácia não é obrigada a ter um site, mas aumenta em 80% as chances de internautas encontrarem todas as informações necessárias e persuasivas para se tornarem clientes.

  • Desenvolvimento de site pensando em modernidade, qualidade para os usuários e sistema amigável para o Google.
  • Conteúdo de qualidade é importante para gerar conversão.
  • Sites são indexados pelos buscadores e isso aumenta as chances de ser oferecido nos resultados de pesquisas com as principais palavras-chave, desde que executado bom trabalho de SEO.


Otimização sem site


Também é possível ter uma certa visibilidade nos resultados de pesquisas do Google sem ter um site, mas as chances de sucessos são mínimas. O processo de conversão também é dificultado.
Para isso, sua empresa precisa ter um cadastro no Google Meu Negócio e assim aplicar metodologias de otimização local.

Mas somente isso não garante presença nos resultados de pesquisas para os termos mais utilizados pelos usuários. Para esse processo, um analista de SEO precisa otimizar o conteúdo, informações e divulgar o cadastro em locais estratégicos na internet.

Cadastro de sua farmácia no Google Meu Negócio (sem otimização)


Apresento processo simples para cadastrar sua farmácia no Google Meu Negócio, porém, isso não garante que esse cadastro apareça bem posicionado nos resultados de pesquisas, pois a qualidade do conteúdo, do cadastro, a relevância e outros fatores são utilizados para classificação. Analistas de SEO podem auxiliar nesse processo.


Opções para cadastrar empresas no antigo Places

  • Pesquise o nome da sua farmácia ou empresa no mapa. Se não for encontrado, seleciona opçaõ para criar um cadastro
Simulação de pesquisa no mapa



Basta preencher as informações solicitadas.
O Google enviará carta com uma senha que deverá ser informada no seu cadastro e assim autorizar a publicação no Google.
Jornalista Paulo Augusto Sebin

Paulo Augusto Sebin

Editor responsável

Jornalista especializado em marketing de busca e marketing digital. Atuou em assessoria de imprensa e mídias impressas.

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